26 juillet 2012

Mãos na tinta, peixes e a obra de arte




Fizemos esta atividade em três dias. Na verdade são três atividades distintas descritas no “Jeux d’après la pedagogie Montessori”. Utilizamos tintas, folhas coloridas e terminamos com recortes e colagem. Resolvi compila-las neste unico post para mostrar o inicio, meio e fim.

**

Primeira Etapa – Carimbo com as mãos

As crianças adoram a sensação da tinta cobrir suas mãos e é exatamente disso que trata esta atividade. Fazer carimbos com as suas pequenas mãos, constituem, aos seus olhos, obras de arte.

Béatrice carimbou varias folhas.


**

Segunda etapa – O mar (aerografia)

O fato de utilizar um pulverizador/borrifador para aplicar a tinta, fascina as crianças. Eles adoram olhar a saída da tinta e a mesma espalhar/respingar sobre uma tela de papel, é uma forma de expressar-se.


Eu acho que esse foi o ponto alto da nossa brincadeira. Ela gostou muito de espirrar a tinta no papel e eu, por outro lado, acredito que este tipo de "técnica" pode render painéis interessantes.

Material: uma folha cartonada ou papel craft, tinta guache misturada com agua dentro de um borrifador. Eu peguei uma embalagem vazia de spray de passar roupas. Funcionou.

Forre a área de trabalho com jornais ou escolha uma área onde possa fazer bagunça, como o jardim.

Borrifar o papel cartonado (o efeito é muito legal, sem contar na novidade e o encantamento da coisa). A cor escolhida foi a azul, para fazer uma decô paisagem marinha.




**

Terceira Etapa – Peixes, vários peixes!

Recortar as mãozinhas carimbadas e desenhar os olhos. Seu filho pode ajudar. Colar na paisagem marinha e, voilà, olha só como fica!



**


Quarta etapa – Obra de arte


Ficou lindo e ganhou uma moldura!



** 

Variações:

Ao invés do quadro, pode ser feito um painel, colando conchas (sabe aquelas que foram colhidas na praia durante as férias?), recortes imitando algas ou “brilhantes” para enfeitar os peixes (purpurina, lantejoulas, por exemplo).

**

Simples né?

Criança adora tinta. Eu diria que chega a ser uma terapia. Está agitado? Que tal parar com tudo e fazer algo que envolva tintas? Quer desviar o foco de uma birra, tédio ou frustração momentânea? Tinta neles. Eu diria que a sensação da tinta na pele, nas mãos, nos pés é algo que as crianças realmente apreciam (quiça, precisam). Sem contar que é, definitivamente, uma forma de expressão.

8 commentaires:

Cíntia Anira a dit…

Ei... eu comentei do celular no dia que você escreveu.... buááá... nao entrou! Olha, ainda não fiz essa atividade, pq não tenho esse spray, mas estou providenciando pra fazermos antes do outono chegar! :D Otimas dicas Ana, como sempre. beijo

Neda a dit…

Muito boa a dica, Ana! Vai ficar guardadinha para o futuro.
BJS

Ana Paula - Journal de Béatrice a dit…

Cintia queridona,
Faça mesmo ; ) Acho que a Bia vai gostar e você tera lindas mãozinhas de recordação.
Beijao

Ana Paula - Journal de Béatrice a dit…

Neda, eu mesma guardei essa brincadeira por um tempo. E valeu a pena esperar um pouquinho, pois a Bê, além de compreender melhor o "como fazer", teve mais firmeza para manuzear um borrifador. Foi bem bacana ; )
Beijos

Ana Júlia a dit…

Belíssima a atividade, Ana. Uma obra para se guardar pra toda a vida.

Beijos

Ana Paula - Journal de Béatrice a dit…

Obrigada Ana Julia!
Como sempre, você é uma querida : )
Eu gostei muito de fazer essa atividade por dois motivos. O primeiro é que ela ira crescer e terei boas lembranças das suas pequenas mãos... E vou pensar que o tempo passou rapido demais da conta! O segundo é que ela ficou muito feliz por ter dado uma de artista, afinal carimbou as mãos, colou, fez o fundo marinho. A obra foi feita por ela!
Foi uma atividade bem legal : ))
Beijão

mdf a dit…

Lindo seu trabalho, Parabens Forte abraço,compartilhando aqui... mdf artesanato

Rita de Cassía a dit…


Amei o blog!! Ideias lindas e criativas!!! Parabéns!!!

Pesquisas relacionadas a artesanato

artesanato passo a passo

Artesanato com tinta guache

Atividades desenhando com as mãos

Fantoches com pregador de roupas

Artesanato com pregador de roupa

Artesanato com cd usado

Artesanato com folhas secas

Artesanato com caixa de leite

Artesanato com rolo de papel higienico